14-Abr-2011 00:00 - Atualizado em 15/02/2017 11:51

7ª. Semana Cultural Comerciária abordou a saúde da mulher e do homem

,
Dr. Marcos Feltrin e Dr. Valter na Semana Cultural Comerciária
Na quarta-feira (13), aconteceram duas palestras dentro da programação da 7ª. Semana Cultural Comerciária, realizada pelo Sindicato dos Empregados no Comércio de Sorocaba - Sincomerciários Sorocaba.

A Oficina de Medicina Preventiva - Saúde do Homem e da Mulher trouxe para o salão de eventos do Clube dos Comerciários, dois médicos, Marcos Feltrin (Utrassonografia) e Valter Yasushi Honji (Urologia).

Feltrin, da Clínica Labo Imagem, conhecedor dos problemas que afligem as mulheres, abordou os sintomas causados pela Tensão Pré-Menstrual, a famosa e temida TPM. Com exposição de imagens e dados, o médico ressaltou que 75% das mulheres sofrem com a TPM. E pior, mães com TPM transmitem os sintomas às filhas. Problema que pode ser amenizado se tomarem alguns cuidados. Alimentação saudável e atividades físicas são as principais recomendações.

O urologista Honji, destacou os problemas que acometem os homens, especialmente na próstata. Após os 40 anos, todos os homens devem procurar um médico urologista e realizar o exame preventivo.

De acordo com o urologista, que também fez sua explanação com slides ilustrativos, o exame da próstata ainda é um tabu entre os homens, o que acaba levando a consequências sérias e muitas vezes irreversíveis.

O terceiro dia da Semana Cultural Comerciária, contou ainda com diversos profissionais da área médica em stands para informações sobre cuidados que as pessoas devem ter com a saúde.

Com cobertura do programa Painel Social, do canal 16 (Rede Ativa) da Net Sorocaba, apresentado por Alexandre Moretto, diretores e funcionários, além de estudantes e convidados marcaram presença no evento.

Programação desta quinta-feira (14)

Hoje, às 19h30, no Clube dos Comerciários (Rua Trinidad, 302, no Jardim América), acontecerá a palestra "O direito de resposta na grande mídia", com o assessor sindical e jornalista, João Franzin, também editor da Agência Sindical. No mesmo dia acontecerá a palestra "Exploração do trabalho Infantil/Exploração sexual infanto-juvenil", com o Paulo de Lara Dante, orientador técnico da Federação dos Empregados no Comércio do Estado de São Paulo - Fecomerciários. As palestras fazem parte da programação da 7ª. Semana Cultural Comerciária, realizada pelo Sindicato dos Empregados no Comércio de Sorocaba (Sincomerciários Sorocaba), que acontecerá até o dia 17, domingo. A entrada é gratuita e aberta à comunidade.

Sandra Navarro - Assessoria de Imprensa