FECOMERCIÁRIOS CNTC União Geral dos Trabalhadores
Central de Atendimento: 15. 3212-7110
30-Mai-2018 10:58
Doe Sangue, Salve Vidas!

Doação de Sangue

Os estoques dos hemonúcleos tiveram uma queda durante o período da greve dos caminhoneiros, por eventuais problemas de deslocamento dos doadores, segundo a Secretaria Estadual da Saúde.

A pasta está convocando as pessoas que podem doar sangue para abastecer os estoques para garantir os atendimentos de urgência, emergência e cirurgias nos hospitais de São Paulo.

O diretor da Hemorrede,Dante Langhi, afirma que “é importante que quem more perto de hemonúcleos e bancos de sangue procurem estas unidades para a doação antes do feriado. O sangue e as plaquetas são essenciais para os atendimentos de urgência e emergência em todo Estado”.

As doações são fundamentais para que as unidades de saúde também mantenham os estoques de plaquetas, que ajudam no controle de sangramentos e são usadas em tratamentos contra o câncer, por exemplo.

Para doar sangue basta estar em boas condições de saúde, comparecer alimentado ao posto de coleta, ter entre 16 e 69 anos (menores devem consultar site Secretaria da Saúde e maiores de 60 anos devem ter doado ao menos uma vez antes de completar a idade), pesar mais de 50 kg e levar documento de identidade original com foto recente, que permita a identificação do candidato.

É recomendável evitar alimentos gordurosos nas quatro horas que antecedem a doação e, no caso de bebidas alcoólicas, 12 horas antes.

Se a pessoa estiver com gripe ou resfriado, não deve doar temporariamente.

Mesmo que tenha se recuperado, deve aguardar uma semana para que esteja novamente apta à doação.

Em Sorocaba,o Hemonúcleo funciona na Rua Comendador Pereira Inácio, 564, no Lajeado e atende de segunda-feira a sábado, das 7h30 às 12h30, com exceção dos feriados.

JCS