05-Set-2017 15:11
Esporte

Esporte como inclusão social

A afirmação do ex-jogador Cafu, homenageado domingo, 3 de setembro, na final da X Copa Estadual de Futsal da Fecomerciários em Praia Grande, de que “o esporte é o único instrumento de inclusão social no mundo”, vai ao encontro de todas as ações que a nossa Federação e seus filiados realizam no Estado junto às várias promoções esportivas. A manutenção das chamadas “escolinhas de futebol”, por alguns sindicatos filiados, ilustra esta afirmativa. Há 14 anos, o craque mantém a Fundação Cafu, entidade que atende 950 crianças e adolescentes de três a 17 anos do Jardim Irene, na periferia da Capital paulista.

O capitão do “penta” da Seleção Brasileira de Futebol, em 2002, viu o time do Sincomerciários de Ituverava sagrar-se bicampeão ao vencer Sorocaba por 6 a 5 nos pênaltis (ver matéria neste portal). Para o nosso orgulho, na quadra lotada de torcedores e de jornalistas da imprensa regional, Cafu valorizou nossa iniciativa em promover uma Copa somente com trabalhadores no comércio.

É com o intuito de apoiar o esporte, valorizar a categoria e revelar talentos que a nossa diretoria mantém a Copa há dez anos sempre disputada num ambiente de confraternização.

Com base, mais uma vez, nas palavras ditas pelo ex-jogador, independentemente do resultado final, todos os 21 times que participaram da Copa são vencedores por se dedicarem aos treinos e disputarem uma competição que se profissionaliza a cada ano.

Luiz Carlos Motta
Presidente da Fecomerciários