27-Nov-2010 00:00 - Atualizado em 15/02/2017 11:50

Lojas podem estender horário de funcionamento até as 22h a partir do dia 1º

,
Boulevard Braguinha, um dos pontos comerciais mais movimentados da região central de Sorocaba
A partir da próxima quarta-feira, dia 1º, o comércio de Sorocaba poderá estender o atendimento ao público até às 22h, de segunda a sexta-feira, e aos sábados, até às 18h. O horário especial é resultado de convenção coletiva de trabalho celebrado em 25 de agosto de 2009 (com validade entre 1º de setembro de 2009 a 31 de agosto de 2011) formalizada pelo Sindicato do Comércio Varejista de Sorocaba (Sincomércio) e o Sindicato dos Empregados no Comércio de Sorocaba (Sincomerciários).

Pela convenção, o comércio pode funcionar de 1º a 30 de dezembro, das 8h às 22h, de segunda a sexta-feira, e aos sábados das 8h às 18h. Não funcionarão nos dias 25 de dezembro e 1º de janeiro de 2011. O documento assinado pelos dois sindicatos também prevê o período de descanso dos empregados durante o horário estendido. Qualquer alteração do que está previsto na convenção coletiva também é de competência das duas entidades sindicais que representam os comerciantes e os empregados, respectivamente.

Para o presidente do Sincomércio, Fernando Soranz, esse é o período do ano que tem o maior apelo comercial e, principalmente, um fantástico apelo emocional. O Natal independe de crença religiosa, existe um clima que a pessoa gosta de presentear e espera ser presenteado.

Soranz prefere não fazer um expectativa do volume de vendas. É difícil. Seria até leviano, mas podemos acreditar que será o melhor Natal dos últimos 12 anos em ternos de vendas. Entre os produtos que devem ser os mais procurados, ele destaca: eletroeletrônicos em geral e o smartphone, um ‘sonho de consumo de muita gente.

Mas esse será o ano de todos os produtos. Se consideramos os fatores conjunturais, podemos afirmar que o Natal já começou. Soranz se baseia no crescimento de massa salarial, para a sua análise. Houve enorme diversificação dos produtos ofertados. O crédito está farto, fácil e relativamente barato. O cartão de crédito impulsiona as vendas e facilita o pagamento. Além disso, vale ressaltar a chegada de novas lojas, novo shopping, o baixo índice de desemprego e o elevado índice de confiança do consumidor na economia do País, lembra.

Sincomerciários

O presidente do Sindicato dos Empregados no Comércio de Sorocaba (Sincomerciários), Ruy Queiroz de Amorim, informou que apenas a entidade representante dos empregados e o Sindicato do Comércio Varejista (patronal) têm autonomia para regulamentar o horário do comércio no período natalino.

Segundo Amorim, o horário natalino consta na Convenção Coletiva da categoria, assinada em 2009, entre os respectivos sindicatos, com vigência de dois anos.

E foi enfático ao afirmar, que o papel de outras entidades que representam os comerciantes é atuar junto aos empresários do setor para valorizar o comércio local e promover ações que atraiam o consumidor. Quanto ao horário natalino, só o Sincomércio e o Sincomerciários têm poder legal para qualquer alteração, concluiu em nota enviada pela assessoria de imprensa do Sincomerciários.

jornal Cruzeiro do Sul