Piedade comemora 178 anos e Câmara concede Título de Cidadão a Motta
O evento aconteceu no último sábado, 19 de maio, e contou com a participação do prefeito José Tadeu de Resende, da presidente do Sincomerciários de Sorocaba, Elizabeth Carriel, do presidente do Sincomerciários de Itapetininga, Marcelo Meira, de autoridades locais e da região.
O Decreto Legislativo 13/2018, de autoria do vereador Alex Pinheiro da Silva, concedeu a honraria a Motta pelos serviços prestados aos trabalhadores da cidade. Alex ressaltou sua profissão como comerciário e agradeceu o homenageado. “Trabalhei 20 anos no comércio e conheço bem as ações que o Motta desenvolve que beneficiam os comerciários. Obrigado Motta pela sua atuação junto aos trabalhadores”, disse.
Sindicalismo cidadão
Segundo Motta, receber o Título de Cidadão Piedadense significa o excelente fruto de um trabalho unitário, realizado frente à Fecomerciários. Ele agradeceu: “Sou grato ao vereador Alex, autor da homenagem, e a todos os vereadores desta Casa”.
Em seguida, o presidente disse que na Fecomerciários se pratica, com êxito, o chamado sindicalismo cidadão. “É um sindicalismo inovador, que coloca ao alcance dos trabalhadores serviços e benefícios que, em princípio, deveriam ser oferecidos pelo Estado, mas, infelizmente, não são! Sim, atuamos nos campos trabalhista e sindical, na luta permanente por emprego, salário e direitos”.
E continuou: “O sindicalismo comerciário tem feito este papel com grandeza e a nossa intenção é ampliá-lo aqui em Piedade”.
Com o Sindicato e a Prefeitura, entre outros órgãos públicos municipais, Motta disse que a Federação pode firmar parcerias para:
- Construir casas para os trabalhadores por meio da nossa Cooperativa Habitacional.
- Instalar creches com horários de funcionamento diferenciado que atendam a classe trabalhadora.
- Oferecer cursos de qualificação profissional gratuitos.
- Trabalhar pela inclusão social de pessoas com deficiência.
- Valorizar o jovem, o aposentado e a mulher.
- Tratar, com a devida atenção, a educação, a cultura, o esporte e o lazer.
O prefeito José Tadeu de Resende encerrou as falas ressaltando a importância dos homenageados para o município. “Se vocês receberam este título, é porque colaboraram para o crescimento da cidade. Agora vocês irão levar o nome de Piedade por onde passarem”.
Prestígio
A mesa da sessão solene foi composta por diversas autoridades, como o vice-prefeito Álvaro Francisco Figueiredo; o presidente da Câmara, Nelson Prestes de Oliveira; o ex-vice-prefeito de Piedade, Renaldo Correa da Silva; pelos vereadores de Itapetininga, Valdemir de Barros; de Tapiraí, Lucas Figueiredo; e de Tatuí, Rodolfo Fanganiello.