FECOMERCIÁRIOS CNTC União Geral dos Trabalhadores
Central de Atendimento: 15. 3212-7110
24-Abr-2020 09:56 - Atualizado em 24/04/2020 10:11
Propostas do Sindicato

Sincomerciários de Sorocaba integra Comitê de Crise do Coronavírus na cidade

Nesta quarta-feira (22) o presidente do Sindicatos dos Empregados no Comércio de Sorocaba e Região, Milton Matias (Zico), participou de uma reunião no Salão de Vidro do Paço Municipal com o objetivo de apresentar propostas de reabertura do comércio na cidade de Sorocaba de forma ordenada.

Além da prefeita Jaqueline Coutinho e dos membros integrantes do Comitê de Crise do Coronavírus, também estiveram presentes entidades representativas da cidade como Associação Comercial e CIESP.

Na oportunidade, o Sincomerciários apresentou propostas para que a reabertura do comércio aconteça de forma ordenada, respeitando as normas estabelecidas pelos órgãos de saúde, garantindo assim a manutenção dos empregos e que as empresas do comércio consigam se manter.

A prefeita Jaqueline Coutinho ouviu atentamente as propostas apresentadas pelo Sincomerciários e demais entidades, e esclareceu que recentemente, o Supremo Tribunal Federal decidiu que os municípios e Estados tem autonomia para trabalhar a questão das quarentenas, mas há um entendimento do governo estadual que deve ser seguido o Decreto Estadual.

Sendo assim, a prefeita argumentou que no momento, seguindo o que foi decretado pelo governo do Estado, não será possível acatar as propostas apresentadas pelas entidades. “Por orientação da Secretaria Municipal da Saúde, do Departamento Jurídico da Prefeitura e do Comitê de Crise, não será possível, neste momento, ampliar a abertura do comércio na cidade de Sorocaba”, explicou.

No dia 20/04, a prefeitura autorizou o funcionamento de salões de beleza, barbeiros, lojas de tecidos e aviamentos e escritórios de advocacia e contabilidade, desde que os atendimentos sejam com hora marcada, sem aglomeração de clientes e sem portas abertas.

Nosso sindicato entende a ansiedade e a necessidade de comerciários e comerciantes em retornar às suas atividades, mas é preciso seguir e cumprir o que a lei determina. “Ressaltamos que o trabalho da prefeita Jaqueline e da equipe que compõe esse Comitê de Crise, está sendo de muita responsabilidade e coragem”, afirma.

Nosso presidente Zico fará parte desse Comitê juntamente com outros representantes do comércio e da sociedade civil, e as propostas apresentadas pelo Sindicato dos Comerciários serão estudadas para serem implementadas com o retorno gradual e ordenado das atividades comerciais. 

O Sincomerciários solicitou ao poder público a ampliação da fiscalização dos comércios considerados essenciais e que estão em funcionamento, exigindo que cumpram as regras estabelecidas como: disponibilização de álcool gel para consumidores, instalação de proteção acrílica nos caixas, utilização obrigatória de máscara pelos funcionários, controle do acesso de pessoas no estabelecimento e outros cuidados que devem ser respeitados.

Nosso presidente Zico e a Diretoria entendem que neste momento uma saída para amenizar a situação econômica são os acordos que podem ser feitos contemplados pela Medida Provisória 936, que regulamenta a suspensão dos contratos de trabalho e redução das jornadas de trabalho. “Pedimos aos comerciários e comerciantes ou seus representantes que procurem nosso Departamento Jurídico para que os acordos sejam feitos com orientação e seja justo as partes envolvidas”, solicita Zico.

Reunião aconteceu no Salão de Vidro do Paço Municipal, sindicato,  comerciários,  Sorocaba,  coronavírus,  saúde, Vitor Quartezani, Sincomerciários de Sorocaba integra Comitê de Crise do Coronavírus na cidade
1/2 Reunião aconteceu no Salão de Vidro do Paço MunicipalVitor Quartezani
Reunião aconteceu no Salão de Vidro do Paço Municipal, sindicato,  comerciários,  Sorocaba,  coronavírus,  saúde, Vitor Quartezani, Sincomerciários de Sorocaba integra Comitê de Crise do Coronavírus na cidade
2/2 Reunião aconteceu no Salão de Vidro do Paço MunicipalVitor Quartezani
sindicato, comerciários, Sorocaba, coronavírus, saúdesindicato, comerciários, Sorocaba, coronavírus, saúde

 

 

Assessoria de Imprensa