FECOMERCIÁRIOS CNTC União Geral dos Trabalhadores
Central de Atendimento: 15. 3212-7110
26-Jan-2012 00:00 - Atualizado em 15/02/2017 11:52

Sincomerciários reforça luta em defesa da CLT e dos direitos dos trabalhadores

,
Marcelo Lúcio Meira (Sincomerciários Itapetininga); Vitório José Cattai (MTE); Francisco Bezerra (FST) e Ruy Queiroz Amorim (Sincomerciários Sorocaba)
O presidente do Sincomerciários Sorocaba, Ruy Queiroz de Amorim participou na quarta-feira, dia 25, da primeira reunião do ano do Conselho Sindical Regional, da Gerência Regional do Trabalho e Emprego de Sorocaba.

Na ocasião, os membros do Conselho Sindical receberam Francisco Bezerra, advogado e coordenador do Fórum Sindical dos Trabalhadores - (FST-SP) para tratar da divulgação da campanha nacional pela manutenção da Consolidação das Leis do Trabalho - CLT e a preservação dos direitos dos trabalhadores ameaçados pelo patronato.

Durante a reunião, Bezerra falou do trabalho desenvolvido pelo Fórum, este que realizou uma audiência pública no Senado Federal, em 2011, por meio de iniciativa do senador Paulo Paim, com o objetivo de dabater a importância da munutenção da CLT, bem como fortalecer os direitos dos trabalhadores. Ele disse ainda, que a inteção é estender as audiências públicas para os estados e municípios, e que em Sorocaba, é importante o Conselho Sindical encabeçar a iniciativa na Câmara Municipal local.

O presidente Ruy se manifestou ao destacar a relevância do encontro, especialmente para esclarecer aos sindicalistas presentes o trabalho que vem sendo desenvolvido pelo Fórum, e a necessidade de envolvimento de cada dirigente e entidade na luta do FST.

Um novo encontro para debater melhor o tema e aprimorar a ideia da audiência pública ficou agendado para o próximo dia 29 de fevereiro, a partir das 10 horas, na sede do Clube dos Comerciários em Sorocaba.

O que é o Fórum Sindical dos Trabalhadores?
O Fórum Sindical dos Trabalhadores Criado foi criado no dia 30 de julho de 2003, por iniciativa de 288 Federações e 19 Confederações, representando cerca de 9.000 sindicatos. A iniciativa nasceu como resposta da Organização Sindical Brasileira às propostas do governo, no Fórum Nacional do Trabalho - FNT, contra a unicidade sindical, as conquistas e direitos dos trabalhadores.

Desde o seu início, o FST pautou a sua atuação pela defesa da Consolidação das Leis do Trabalho, embora tenha a convicção de que são necessários aperfeiçoamentos na Organização Sindical Brasileira. Mas este aperfeiçoamento não pode ser confundido com retirada de direitos que enfraqueça os trabalhadores e as suas entidades sindicais.

O FST defende os princípios da unicidade sindical, sindicato por categoria profissional, sistema confederativo, reconhecimento das centrais sindicais, o fortalecimento do sindicalismo de base, o custeio através da contribuição sindical, a organização no local de trabalho, a democratização do sindicalismo regulamentando o Artigo 8º da Constituição Federal.

Para saber mais, acesse: www.fstsindical.com.br

Sandra Navarro - Assessoria Imprensa/Sincomerciários/Conselho Sindical