13-Nov-2018 11:58 - Atualizado em 14/11/2018 08:20
Convenção Coletiva

Sincomerciários Sorocaba assina Convenção Coletiva 2018-2019 dos comerciários da base de Votorantim

novembro, 2018, imprensa,
NOVEMBRO
A semana começou com boas notícias para o Sincomerciários Sorocaba, mais precisamente para as cidades que compõe a nossa base de Votorantim. Na segunda-feira, a presidente Elizabeth Carriel, o diretor financeiro Milton Matias e o departamento jurídico da entidade receberam o presidente do patronal de Itu, Carlos Alberto D'ambrosio e assinaram a Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) 2018-2019 do Comércio Varejista, que engloba as cidades de Araçoiaba da Serra, Capela do Alto, Piedade, Iperó, Pilar do Sul, Salto de Pirapora, Tapiraí e Votorantim, que compõe a nossa base de atuação sindical.

O reajuste final foi de 4,5% com pagamento retroativo a partir de 1º de setembro de 2018, data base da categoria.

Além disso, conseguimos a inserção de cláusulas importantes na Convenção Coletiva de Trabalho como:

1 - Trabalhos em feriados - (exceção aos dias 1º de maio, 25 de dezembro e 1º de janeiro) pagamento de 100% de hora extra sobre o valor da hora normal trabalhada.

2 - Garantimos também o pagamento do valor fixo de R$75 (setenta e cinco reais) em espécie para os trabalhos em feriados, independente da jornada trabalhada.

3 – Vale transporte

4 – Uma bonificação em dinheiro paga ao final do expediente do feriado trabalhado, de caráter indenizatório para alimentação, com o seguinte critério:

a)    Para os empregados que trabalharem em uma jornada de até seis horas, valor de R$36 (trinta e seis reais)

b)    Para os empregados que trabalharem em uma jornada acima de seis horas, valor de R$44 (quarenta e quatro reais)

OBS: As empresas que normalmente já fornecem alimentação aos seus empregados, não terão a necessidade da realização do pagamento dos valores indenizatórios.

5 – As rescisões de contrato de trabalho cuja duração seja superior a 12 (doze) meses deverão ser homologadas perante o sindicato laboral, no mesmo prazo descrito no § 6º do artigo 477 da CLT, sob pena de ineficácia do ato rescisório além da incidência da multa prevista na cláusula “multa por descumprimento da convenção”.

Seguro de Vida – Amparo Familiar

Outro grande benefício e de suma importância nesse atual momento, foi a inclusão de uma cláusula beneficiária aos comerciários, o Seguro de Vida – Amparo Familiar, de contratação obrigatória e pagamento de 100% custeado pela empresa, que engloba as seguintes condições:

a) Morte (natural ou acidental)

b) Diárias de afastamento por acidentes

c) Auxílio funeral familiar

d) Cesta Básica no caso de morte do assegurado

e) Auxílio medicamentos – reembolso em compras de medicamentos em acidentes de trabalho

OBS 2: Fiquem atentos a essa cláusula, pois ela é de contratação obrigatória por parte da empresa e totalmente custeada por ela. Qualquer dúvida entre em contato com o nosso sindicato pelo telefone (15) 2102-7900.

1/3
2/3