FECOMERCIÁRIOS CNTC União Geral dos Trabalhadores
Central de Atendimento: 15. 3212-7110
03-Jul-2015 00:00 - Atualizado em 15/02/2017 11:57

Sincomerciários Sorocaba comemora 55 anos de fundação com sessão solene na Câmara Municipal

,
Participaram da solenidade, comerciários, diretores, funcionários e representantes de entidades comerciárias de várias regiões
No dia 1º. de julho, em comemoração aos 55 anos de fundação do Sindicato dos Empregados no Comércio de Sorocaba (Sincomerciários Sorocaba), a Câmara Municipal, por iniciativa do vereador Francisco França (PT), realizou uma Sessão Solene para homenagear a entidade. Fundado em 1º de julho de 1960, o Sincomerciários Sorocaba tem como base territorial, além de Sorocaba, os municípios de Piedade, Votorantim, Ibiúna, São Roque, Mairinque, Alumínio, Pilar do Sul, Capela do Alto, Araçariguama, Salto de Pirapora, Araçoiaba da Serra, Iperó e Tapiraí.

Participaram da solenidade, comerciários, diretores, funcionários e representantes de entidades comerciárias de várias regiões, entre eles dos sindicatos comerciários de Itapetininga, Itu, Jundiaí e Registro. O vereador Luís Santos (PROS) e assessores do vereador Carlos Leite também marcaram presença. O plenário do Legislativo ficou repleto para o evento.

Os ex-presidentes Waldomiro Raimundo de Freitas, Antônio Negretti Sobrinho, Hilário Boscariol e Nelson Oliveira Gonçalves, além do atual presidente Ruy Queiroz Amorim foram homenageados pelas relevantes contribuições prestadas para o fortalecimento e crescimento da entidade sindical. O também ex-presidente, João Batista Leite não pode participar por motivos particulares, mas foi representado pela sobrinha, Rosa Clemente. Antônio Destro, outro homenageado, não participou devido a problemas de saúde.

Dois comerciários associados ao sindicato por mais tempo também foram reconhecidos pela cooperação para o fortalecimento da entidade sindical: Keniti Ishii (44 anos associado) e Gerson Rodrigues Dalla´va (37 anos associado). Ambos receberam uma placa do sindicato alusiva aos 55 anos do sindicato.

Na tribuna do Legislativo Sorocabano, com a atenção dos mais de 250 convidados voltadas para sua fala, o presidente Ruy Queiroz Amorim destacou a importância da entidade em defesa dos interesses dos comerciários desde a sua fundação, suas conquistas, e ainda ressaltou o papel da Fecomerciários nessa trajetória, responsável pelo suporte necessário para que os pilares dos comerciários de Sorocaba e região possam permanecer sempre fortalecidos.

O vereador que prestou a homenagem, Francisco França, além de receber o agradecimento do presidente Ruy, também recebeu um agradecimento especial do presidente da Fecomerciários, Luiz Carlos Motta, por meio de um vídeo, através do qual também relembrou o Título de Cidadão Sorocabano recebido do vereador em 2009, quando tornou--se "filho" de Sorocaba, que fez questão de enfatizar como "Terra Rasgada", nome da cidade em Tupi-Guarani.

França, em seu discurso, no plenário da Câmara, destacou a importância da história de luta do Sincomerciários pelos direitos dos comerciários e fez um apanhado do setor. "O comércio, juntamente com o setor de serviços, é o que mais cria postos de trabalho no país, empregando um grande e heterogêneo contingente de trabalhadores. Por isso, é importante valorizar o trabalho do Sindicato dos Comerciários, que há 55 anos vem lutando pela valorização de seus representados em Sorocaba e Região", afirmou Francisco França.

Além do proponente da solenidade, a mesa de honra da sessão solene foi composta pelo vereador Luis Santos (Pros); o desembargador João Batista Martins Cesar, do Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região; o presidente do Sindicato dos Comerciários, Ruy Queiroz Amorim; a diretora da entidade, Roseli Leite Santos da Silva e o gerente regional do Ministério do Trabalho e Emprego em Sorocaba, Rodolfo Pimenta Casagrande. A sessão solene contou com a participação do cantor Roberto Guimarães, acompanhado pelo pianista Vinicius Ferraz.

Sandra Navarro, assessora de imprensa Sincomerciários Sorocaba