FECOMERCIÁRIOS CNTC União Geral dos Trabalhadores
Central de Atendimento: 15. 3212-7110
31-Mar-2017 16:13
Nenhum direito a menos

Sincomerciários Sorocaba participou de mais um protesto contra as reformas da Previdência e Trabalhista

Mais mil pessoas, entre membros de centrais sindicais e movimentos sociais, estudantes e trabalhadores participaram na manhã desta sexta-feira (31), de ato contra o governo Temer e suas propostas de reformas da Previdência e Trabalhista, além da terceirização.

, Sandra Navarro
Os manifestantes percorreram as principais ruas da região central da cidade até a praça do relógio, na rua Dr. Álvaro SoaresSandra Navarro

O Sincomerciários Sorocaba com uma bancada composta por diretores e funcionários reforçou o ato, assim como tem participado ativamente de todas as manifestações, inclusive participando do Fórum Sindical que foi criado dentro do Conselho Sindical para debater sobre as reformas.

A concentração aconteceu às 8h30 no Largo do São Bento, Centro de Sorocaba, com a manifestação nos microfones feita por vários sindicalistas e vereadores, entre eles, Francisco França, também vice-presidente do Sindicato dos Condutores de Sorocaba e ainda da representante da bancada feminina da Câmara Municipal, Iara Bernardi. Todos fizeram questão de ressaltar o quanto as propostas podem prejudicar os trabalhadores com retiradas de direitos.

Após as falas, os representantes de cerca de 60 sindicatos, empunhando bandeiras, faixas e cartazes com frases críticas às propostas das reformas e também a Temer e ao deputado federal Vitor Lippi (PSDB), que votou favorável à terceirização na Câmara Federal e, que também já declarou ser a favor das reformas, percorreram as principais ruas da região central da cidade até a praça do relógio, na rua Dr. Álvaro Soares.

VITOR LIPPI – O deputado federal que já foi prefeito de Sorocaba, recentemente, durante sua participação na comissão que debatia a reforma trabalhista na Câmara Federal, foi enfático ao afirmar que a maioria das ações na Justiça do Trabalho são fraudulentas, colocando em dúvida a responsabilidade e honestidade dos sindicatos e dos advogados que atuam na área do trabalho. A atitude do deputado causou espanto nos advogados que reagiram com uma Nota de Repúdio emitida pela 24ª. Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB Sorocaba) em conjunto com a Comissão de Direito Sindical.

Durante a mobilização o Sindicato dos Bancários impediu a abertura das agências bancárias no Centro de Sorocaba e o trânsito ficou parado. Estabelecimentos comerciais de todos os segmentos permaneceram abertos, porém, com todos os funcionários nas portas e atentos ao ato.

Sandra Navarro - coordenadora de Comunicação Sincomerciários