FECOMERCIÁRIOS CNTC União Geral dos Trabalhadores
Central de Atendimento: 15. 3212-7110
23-Fev-2011 00:00 - Atualizado em 15/02/2017 11:50

Sincomerciários Sorocaba presente na reunião do Conselho Sindical Regional realizada no Clube dos Comerciários

,
Conselho Sindical Regional reúne sindicalistas para debater questões trabalhistas
O Clube dos Comerciários sediou nesta quarta-feira (23), a reunião geral do Conselho Sindical Regional, da Gerência Regional do Ministério do Trabalho e Emprego de Sorocaba - (GRTE), onde estavam presentes cerca de 60 sindicalistas de várias classes de trabalhadores de Sorocaba e região.

O presidente Ruy Queiroz de Amorim, na abertura do encontro foi convidado a falar da luta das centrais sindicais, especialmente da Força Sindical, pelo novo mínimo e correção da tabela do Imposto de renda, em Brasília, onde representando a Federação dos Empregados no Comércio do Estado de São Paulo - Fecomerciários, ao lado do deputado federal Paulo Pereira da Silva, o Paulinho da Força, pressionou os deputados federais para que votassem pela valorização do mínimo.

O sucateamento do Ministério do Trabalho e Emprego também foi assunto discutido no encontro, abordado pelo subdelegado Regional da GRTE, Dr. Vitório José Cattai.

Ele disse que apesar do Ministério do Trabalho e Emprego - (MTE) contar com políticas públicas importantes, como o projeto Menor Aprendiz, que possibilita a inserção do jovem no mercado de trabalho, o MTE esbarra num fator de fundamental importância para o bom andamento dos trabalhos, a falta de recursos, especialmente de recursos humanos.

Cattai informou que muitos auditores estão em fase de aposentadoria, isso tem prejudicado e muito o MTE, pois não há sinal de novos concursos e contratações.

O vereador Izidio de Brito Correia (PT), que também esteve na reunião, disse que o momento é de mudanças, os sindicatos devem se reunir, levar as carências às centrais e buscar solução em Brasília.

Durante o debate, o presidente Ruy, que é do mesmo partido do ministro Carlos Luppi, PDT, foi questionado sobre a possibilidade de o ministro visitar Sorocaba e ouvir as reivindicações do movimento sindical da região.

Amorim disse que a possibilidade existe, e que poderá ocorrer no dia 15 de abril, pois o convidou recentemente em Brasília, e ele acenou com a possibilidade. No entanto vai depender do acerto de sua agenda junto à assessoria do ministro. Mas se comprometeu em reforçar o convite, e ainda enfatizar a necessidade do encontro com os dirigentes.

Ainda durante a reunião, a implantação do sistema Homolognet, homologação por meio digital do MTE, a pauta da última reunião do Conselho Sindical Estadual, além da nomeação de novos membros para composição do Conselho Sindical Sorocaba também foram discutidas.

Assessoria Imprensa SN