FECOMERCIÁRIOS CNTC União Geral dos Trabalhadores
Central de Atendimento: 15. 3212-7110
14-Set-2021 15:51
Passeio Ciclístico Solidário

Sorocaba terá passeio ciclístico no dia 26 para celebrar o Dia da Árvore e a chegada da Primavera

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria do Meio Ambiente e Sustentabilidade (Sema), realizará, no dia 26 de setembro, o Passeio Ciclístico da Primavera. Os ciclistas se concentração, às 8h, no estacionamento do Paço Municipal, no Alto da Boa Vista, e seguirão o trajeto até o Parque das Águas, no Jardim Abaeté, com previsão de chegada às 10h. As inscrições gratuitas já podem ser feitas no site da Sema: https://meioambiente.sorocaba.sp.gov.br/.

O passeio ciclístico fará parte da programação especial em comemoração ao Dia da Árvore (21 de setembro) e à chegada da Primavera (22 de setembro) e tem como objetivo incentivar a prática esportiva, assim como conscientizar a população em relação à conservação do meio ambiente. Importante ressaltar que a atividade seguirá todos os protocolos sanitários preventivos à Covid-19.

“Queremos reforçar o olhar do sorocabano quanto à importância da arborização da nossa cidade e celebrar a chegada desta estação, que presenteia a população com suas cores. Além disso, a ideia é incentivar o uso da bicicleta como uma opção modal de transporte na cidade, além do uso para o lazer”, ressalta o secretário do Meio Ambiente e Sustentabilidade, Antonio Prieto.

A atividade beneficiará, ainda, a campanha “A Fome não é Fake!”, organizada pelo Fundo Social de Solidariedade (FSS), que tem como intuito distribuir alimentos a famílias em situação de vulnerabilidade social na cidade. Todos os participantes doarão 1 kg de alimento não perecível, que deverão ser entregues na concentração do passeio, no estacionamento do Paço Municipal.

Durante o trajeto, os participantes farão uma parada no Jardim Botânico “Irmãos Villas-Bôas”, no Jardim Dois Corações, onde terão a oportunidade de conhecer mais sobre o espaço, a importância de se plantar árvores na cidade e, também, vão saber mais sobre a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) S-1, que fica próximo ao Jardim Botânico.

Os ciclistas ainda irão até o Parque Porto das Águas, local onde a Secretaria do Meio Ambiente e Sustentabilidade realizará um plantio de árvores, visando à neutralização de carbono gerada pelo próprio passeio ciclístico, e, na sequência, passarão ao lado da ETE S-1.

Ao chegarem ao Parque das Águas, os participantes terão a oportunidade de participar de atividades gratuitas variadas, oferecidas pela Prefeitura de Sorocaba às pessoas de todas as idades, das 8h30 às 11h30. A Secretaria da Saúde (SES) realizará gratuitamente aferição de pressão e glicemia. A Secretaria de Esportes e Lazer (Semes) promoverá oficinas de modalidades esportivas.

No Parque das Águas, ainda haverá apresentação musical, organizada pela Secretaria da Cultura (Secult), bem como uma feira de adoção de cães que vivem abrigados na Unidade de Proteção e Bem-Estar Animal da Sema, com o objetivo de incentivar a adoção responsável de animais de estimação na cidade. Todos os animais são vacinados, vermifugados, castrados e microchipados.


Mais informações sobre o Passeio Ciclístico da Primavera podem ser obtidas pelo e-mail: [email protected]

Prefeitura de Sorocaba